Janeiro Branco na empresa: vamos focar na saúde mental?

Janeiro Branco na empresa: vamos focar na saúde mental?

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nunca foi tão importante falar sobre saúde mental. O Janeiro Branco é uma campanha para chamar atenção à saúde mental e emocional, e não pode ficar de fora do calendário de ações da sua empresa. Entenda aqui!

O Janeiro Branco é uma campanha com o objetivo de chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. Assim como o Outubro Rosa e o Dezembro Vermelho, é uma campanha de mês inteiro e deve fazer parte do plano de employee experience da sua empresa. Conheça aqui tudo sobre o Janeiro Branco e confira ideias de ações! 

A campanha nasceu em 2014 e o nome Janeiro Branco vem da ideia de que, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, relações sociais e em suas emoções. Como em uma “folha em branco”, todas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida a partir do mês de janeiro.

Com a alta dos índices relacionados à síndrome de burnout nas empresas, a saúde mental e emocional passaram a ser foco para muitos departamentos de RH e devem permanecer nos tópicos importantes dentro do mercado corporativo por um bom tempo. Por isso, o Janeiro Branco é uma ótima campanha para aderir e incentivar seus colaboradores a cuidarem da saúde mental, e não apenas da física. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é o estado de bem-estar em que o indivíduo reconhece suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para sua comunidade.

Os afastamentos e adoecimento da força de trabalho representam um grande problema para os negócios. As empresas que não se preocupam com a saúde mental de seus colaboradores acabam por corroborar com um quadro que prejudica seu próprio faturamento, uma vez que colaboradores estressados, ansiosos ou com outras doenças mentais desempenham abaixo da média.

A campanha do Janeiro Branco está aí para ajudar as empresas a abordarem este assunto tão importante que é a saúde mental e, por isso, separamos algumas ideias para aplicar no ambiente corporativo no primeiro mês de 2024.

Divulgação da campanha

A primeira ação não podia deixar de ser o apelo visual para chamar atenção de todos os colaboradores da sua empresa para o Janeiro Branco. Monte um kit de divulgação online para ser enviado por e-mail com informações e detalhes sobre a campanha, e presenteie seus funcionários com um kit personalizado com bola anti stress, snacks, almofada personalizada e outros itens relaxantes para que eles também divulguem externamente. 

Não se esqueça de promover o “Dia do Branco”, no qual todos devem ir trajados de branco para o escritório, que também  pode estar enfeitado de branco para divulgar a campanha.

Dica: se inspire e apoie no site oficial do Janeiro Branco e no Instagram deles também!

Treinamento e cultura de bem-estar

Ajudar os gestores e a liderança a perceberem sinais de doenças mentais e abordarem de forma correta os profissionais é uma ação que tem potencial de gerar um impacto positivo na organização. Para isso funcionar, é preciso que a cultura tenha a preservação da saúde mental como um dos seus pilares, criando práticas que ajudem a prevenir o estresse e a ansiedade constantemente dentro da empresa. 

Contrate profissionais especializados na área da saúde mental para dar mentoria à liderança e trazer visibilidade para os problemas relacionados a esta área da saúde.

Promoção da prática da atividade física 

Praticar atividade física ajuda muito não só ao corpo do ser humano, mas também à sua mente. Se exercitar ajuda a reduzir o estresse, melhora a qualidade do sono, alivia os sintomas de transtornos mentais — como ansiedade e depressão —, e aumenta a produtividade.

Uma boa ideia é organizar uma corrida, yoga ou algum tipo de atividade física coletiva em janeiro para estimular a todos. 

Dica: ofereça um benefício corporativo focado na saúde dos seus colaboradores como o Gympass, que agora conta com uma plataforma focada na saúde mental chamada Wellz.

Competição do sono

A famosa competição saudável! Que tal criar uma brincadeira interna da empresa incentivando todos os colaboradores a dormir 8h por dia durante (pelo menos) uma semana? Compartilhe dicas para dormir melhor e colete dados do sono através de aplicativos focados nisso, como o Sleep Cycle, por exemplo. 

O kit para os participantes da competição pode conter máscaras de dormir e chás de ervas relaxantes, como camomila e lavanda. E o prêmio para a pessoa vencedora pode ser um travesseiro de qualidade, um pijama personalizado da empresa, ou até mesmo um novo colchão! 

Escritório verde

Você sabia que cuidar de plantas faz bem à saúde? Estudos comprovam que cuidar de plantas diminui o estresse e a ansiedade. Por isso, criar um ambiente verde dentro do escritório para um momento de descanso durante a rotina de trabalho, pode ajudar na saúde mental dos seus colaboradores. Adicione também um vasinho de planta na mesa de cada um deles como um mimo. 

Acompanhamento psicológico

O apoio psicológico de um profissional faz diferença na nossa saúde mental. Faça parcerias com terapeutas, ofereça descontos ou apenas divulgue bons profissionais para incentivar os colaboradores a cuidarem da saúde mental e emocional com acompanhamento.



A campanha oficial do Janeiro Branco deste ano é “o mundo pede saúde mental”. Sua empresa pode ajudar o mundo com esse desejo, e motivar ainda mais seus colaboradores com uma boa campanha de saúde mental. Esperamos que nossas ideias ajudem! 😊

Você também pode se interessar: Como acolher e apoiar funcionários em luto?

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam