O que fazer no Dia da Consciência Negra na empresa?

Dia da consciência negra na empresa

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O dia 20 de novembro é marcado nacionalmente como o Dia da Consciência Negra. Veja aqui dicas de ações para sua empresa desenvolver nesta data.

A população Brasileira é 56% negra. Isso é um fato e, ainda assim, o racismo estrutural no nosso país não deixa de existir. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as pessoas negras representam 64,2% dos trabalhadores desocupados no país. Reduzir esse índice é necessário, valorizando os profissionais negros. Aproveite o Dia da Consciência Negra para incentivar a igualdade racial, e valorizar a cultura negra dentro da sua empresa. 

Em 20 de novembro de 1965, o líder quilombola Zumbi dos Palmares foi morto enquanto defendia seu povo. Negro, escravo e símbolo da luta contra o racismo, Zumbi representa muito até hoje e, por isso, a data foi eternizada em 1978 como o Dia da Consciência Negra, considerado feriado nacional no Brasil. 

A luta racial acontece diariamente, portanto é importante tratar dela sempre que possível nas empresas, colaborando para a evolução do combate ao racismo no cenário nacional.  Pensando nisso, hoje vamos dar algumas ideias de ações internas para o Dia da Consciência Negra. 

Valorize a cultura negra

Festival de filmes sobre racismo e a história da luta do povo negro, palestras de debate sobre o assunto, feira de livros de autores negros, são algumas formas de expressar essa cultura de uma maneira leve, e ao mesmo tempo mostrar toda sua potência. 

Monte uma programação ao longo do mês de novembro para enaltecer a cultura negra, que é tão rica e presente no nosso país. Culinária, música, história, escrita e religião são temas que podem ser desenvolvidos para valorização da cultura negra.

O Instagram indiqueumapreta traz boas ideias e oportunidade para desenvolver e capacitar pessoas negras.

Crie oportunidades igualitárias

Os dados do IBGE não nos deixam mentir quanto ao racismo estrutural presente no Brasil. Além do grande índice de desemprego entre as pessoas negras, elas também representam apenas 29,9% de cargos gerenciais nas empresas brasileiras. 

Crie um caminho coerente de desenvolvimento para os profissionais da sua empresa, ofereça ferramentas para que todos possam ser capazes e tenham o espaço para serem promovidos e crescerem profissionalmente. 

Dando um passo para trás, não deixe o departamento de RH esquecer a importância de contratar um time diverso e inclusivo, que conte com profissionais de todos os gêneros, raças, religiões e culturas. Afinal, um time heterogêneo contribui muito mais do que um time homogêneo. 

Dica: a Empregue Afro pode ajudar o RH a contratar pensando na diversidade étnico-racial.

Grupos de afinidade

Como o nome já indica, grupos de afinidade são comunidades de pessoas com interesses em comum e focadas no mesmo propósito. Criar grupos de afinidade é uma forma de incluir e trazer a sensação de pertencimento. Eles podem focar em gênero, raça e etnia, deficiência, comunidade LGBTQIA +, geração, dentre outras características compartilhadas pelos integrantes.

Descentralizar as ações de diversidade e inclusão através desses grupos ajuda a cultura da empresa a evoluir rapidamente. A partir daqui, uma outra ideia para o RH é criar metas e indicadores de desigualdade racial, principalmente para engajar a liderança da organização neste ponto.

Conscientização e sensibilização

A luta contra o racismo é uma luta negra sim, mas ela diz respeito a todos os seres humanos. É fundamental conscientizar todos os colaboradores da sua empresa a respeito da importância de lutar junto contra o racismo. 

Uma boa ideia é oferecer um treinamento sobre racismo e inclusão étnico-racial, principalmente para gestores. A capacitação passa por temas como vieses inconscientes, extremamente atual e indispensável, e instiga a empatia de cada indivíduo para com o próximo. 

Combater o racismo nas empresas também é sobre não permitir que ele aconteça de forma velada. A Central Única do Trabalhador (CUT) possui um canal para denúncias de racismo no ambiente de trabalho, que oferece atendimento jurídico gratuito às vítimas. Denuncie pelo WhatsApp (11) 94059-0237 ou pelo e-mail bastaderacismo@cutsp.org.br.


Sempre é um bom momento para presentear seus colaboradores. Valorize quem participa das ações internas da sua empresa com um presente corporativo personalizado! Veja aqui nosso guia de brindes.

Você pode gostar: 8 dicas para motivar sua equipe!

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam