Setembro Amarelo: como o RH pode combater a produtividade tóxica?

Setembro Amarelo: como o RH pode combater a produtividade tóxica?

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A saúde mental dos colaboradores é diretamente afetada pelo trabalho e a pressão diária pela entrega. Neste Setembro Amarelo, entenda o que é produtividade tóxica e como evitá-la na sua empresa.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização e prevenção ao suicídio. A produtividade tóxica gera ansiedade e afeta diretamente o bem-estar de uma pessoa. Aproveitando a campanha do mês de setembro, vamos entender em qual momento a produtividade, vista como positiva no mercado de trabalho, se torna algo ruim e tem seu papel invertido.

Ansiedade e depressão estão entre as principais causas de afastamento de profissionais no mercado de trabalho. A campanha de prevenção ao suicídio começa na empresa com o foco do RH em ações que zelem pela saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. Começando pela importância do balanço entre a pressão das entregas e a qualidade da rotina de trabalho, que impacta diretamente no clima organizacional.

O que é produtividade tóxica

A produtividade tóxica é uma dedicação exaustiva e excessiva ao trabalho. Ela acontece quando a pessoa fica tão obcecada em entregar as demandas do trabalho, que esquece de cuidar da saúde, dos relacionamentos pessoais e de outros aspectos importantes da sua vida pessoal.

Após a pandemia, a combinação de medo, incertezas e sobrecarga de demandas piorou a saúde mental de muita gente. Com o home-office ou o modelo híbrido, a falta de um horário certo para iniciar e encerrar o dia de trabalho gerou uma sobrecarga, tanto de tarefas, quanto emocionais. A produtividade tóxica é uma consequência desses acontecimentos e afeta grande parte da sociedade corporativa atualmente.

Quais os impactos negativos da produtividade tóxica

Diferenciar a produtividade saudável com a tóxica não é tão fácil. Confira alguns sinais:

Para começar, pessoas impactadas pela produtividade tóxica nunca acham que fizeram o suficiente depois da jornada de trabalho. Esse sentimento faz com que descansar no final do dia se torne uma culpa e traz a sensação de desperdício de tempo. Isso, somado ao acúmulo de tarefas e pressão na empresa, pode resultar em ansiedade, depressão, burnout, e sintomas que levam pessoas ao suicídio.

Por mais contraditório que seja, a produtividade tóxica impacta na queda de desempenho do profissional. A sobrecarga de trabalho colabora para a redução da capacidade cognitiva e da criatividade, e afeta as relações pessoais com colegas de trabalho.

Além disso, o aumento do estresse faz com que a pessoa tenha menos hábitos saudáveis ao longo do dia-a-dia, causando variação de humor, e aumentando ainda as chances de doenças como diabetes e hipertensão.

Como identificar a produtividade tóxica

  • Horas extras e longas jornadas de trabalho frequentemente.
  • Culpa ao descansar ou descontrair das tarefas.
  • Problemas nos relacionamentos pessoais.
  • Necessidade de estar disponível e conectado o tempo todo.
  • Queda de produtividade e falha nas entregas.

Como o RH pode combater a produtividade tóxica e incentivar a produtividade saudável?

Responsável pelo bem-estar do capital humano da empresa, o departamento de Recursos Humanos (RH) deve lutar diariamente contra a produtividade tóxica, uma vez que ela interfere diretamente nos resultados do negócio.

O primeiro passo para combater é falar sobre: explicar o que é, como identificar e evitar. Os líderes são o alvo principal para manter um ambiente de trabalho saudável, e um balanço ideal entre as entregas e a qualidade de vida dos membros de cada equipe.

Depois, é importante investir em benefícios corporativos focados no bem-estar e saúde mental, e em um bom salário emocional. Aqui entra também um controle frequente da jornada de trabalho dos colaboradores. Fique de olho naqueles que estão com muitas horas extras e podem dar algum sinal de produtividade tóxica.

Para medir as ações e o clima organizacional, faça uma pesquisa de satisfação interna frequentemente — a cada três meses pelo menos. Isso ajuda a identificar possíveis problemas e criar um plano de ação mais assertivo.

Como abordar a produtividade tóxica no Setembro Amarelo

Saúde mental e suicídio são temas diretamente ligados. Tudo que falamos aqui tem relação com a campanha do Setembro Amarelo, principalmente o balanço saudável entre o trabalho e a vida pessoal.

Este mês é o momento ideal para abordar o tema da produtividade tóxica e realizar ações focadas no bem-estar dos funcionários. Confira aqui 15 ideias para conscientizar seus colaboradores sobre o Setembro Amarelo.

Veja também: Calendário de RH: 5 dicas para criar o seu.

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam